PORTAL PAU D'ARCO DO PIAUÍ       PUBLICIDADEShttp://portalpaudarco.comunidades.net/contatosPUBLICIDADIES..

Notícias
Notícias

Atualizado em 17/09/2018 às 23:02 horas

Pau D’arco amarelo embeleza zona rural e encantam a população de Pau D’arco

Não é em vão, que se dá o nome da cidade “PAU D’ARCO DO PIAUÍ”, devido a grande concentração dessa árvore, onde tem uma grande predominância as cores roxo e amarelo. Hoje a quantidade não é tão grande como antes, devido a grande extração para madeira de teto e móveis, pois é uma madeira bastante resistente e de bom acabamento.

As floradas de ipê (PAU D’arco) embelezam com suas cores intensas algumas nas zonas rurais do Município de Pau D’arco do Piauí. Imponentes, as flores contrastam com o azul do céu, fazem a cidade vibrar com os tons vivos dessa que é considerada uma árvore símbolo do Brasil. Por aqui a planta é homenageada com o nome da cidade.

Todo ano, entre os meses de julho e setembro, Pau D’arco do Piauí se colore de roxo e amarelo. É a época da florada do ipê. Antes que chegue a nova estação, esta árvore veste-se caprichosamente com sua áurea floração e dá origem a um belíssimo espetáculo natural. Os ipês florescem na época mais seca e fazem contraste com o clima quente do local.

O ipê está espalhado por quase todo o território nacional. A floração dura apenas um breve período, porém mexe de tal forma com os sentidos do povo, que a flor amarela foi considerada, pelo também breve presidente Jânio Quadros, como um dos símbolos da nação.

Nesta época os ipês primeiramente perdem todas as folhas e, só depois, cobrem-se de flores, em cachos, trazendo um amarelo ardente que se destaca na paisagem mesmo à distância. As árvores chamam a atenção por toda parte onde estão e o olhar de quem passa se prende à beleza das copas carregadas como que procurando aproveitar cada momento daquela breve pintura da natureza.

A florada do ipê dura em média dez dias. Depois disso as flores começam a cair e forrar o chão com um charmoso tapete dourado. O espetáculo em Pau D’arco do Piauí é visto de forma mais intensa na zona rural.

Redação: Portal Pau D’arco
Fotos: Osvaldino
.

.

.

.

.


Atualizado em 24/08/2018 às 07:39 horas

Prefeitura Municipal de Pau D'Arco do Piauí realiza I Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Prefeitura Municipal de Pau D'Arco do Piauí através da Comissão de Articulação Intersetorial, realizou na manhã dessa quinta feira (23), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, uma ação obrigatória para que o município seja aprovado e selado em 2020 através do UNICEF.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O evento realizado no Ginásio Poliesportivo, contou com a participação de autoridades locais, gestão municipal e a população que representa os adolescentes e uma apresentação do grupo de Capoeira composto pelos alunos do PETI.

Destaca - se a presença do Prefeito Josenilton Bacelar, Secretária de Educação Joana Bacelar, Secretária de Saúde Magda Pessoa, Secretário de Finanças José Luís, Assessor Municipal Oannes Miranda, Supervisora de Ensino Flávia, Coordenadoras Pedagógicas Nádia Viana e Valterlice Castro, Presidente do CMDCA Jackelinne Cabral, Mobilizadora Jovem Iara Sâmia, Articuladora do Selo UNICEF Simone Oliveira, entre outros.

O Prefeito ressaltou em sua fala a importância da conquista do Selo UNICEF para o município e a iniciativa do mesmo por se fazer participante pela primeira vez.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Redação e fotos: Professora Simone

Publicidades

.

.

CLIQUE AQUI E SEJA UM DOS NOSSOS ANUNCIANTES>

Seja um dos nosso anunciante, clique aqui>>

topo